Menssagem de erro

Deprecated function: Function create_function() is deprecated em eval() (linha 1 de /home/xveinsco/asclepios.com.br/modules/php/php.module(80) : eval()'d code).

Suicídio Homeopático

  • 24 March 2011
  • aamato
No votes yet

O site http://www.1023.org.uk/ iniciou uma campanha, ou melhor, um desafio homeopático. Com o intuito de explicar aos leigos o que é homeopatia, já que é comumente confundida com ervas medicinais, medicamentos naturais, e outros. A aspirina e os digitálicos são excelentes exemplos de medicamentos que vieram das plantas e são extremamente úteis, nem por isso são homeopáticos.

A homeopatia consiste em diluir uma substância que causa a queixa, por exemplo, se você não consegue dormir, a substância escolhida é a cafeina. A diluição realizada é muito maior do que você imagina, pois é repetida e sequencial dezenas de vezes, ou seja, uma gota da substancia é colocada em 99 gotas de agua, depois uma gota disso é colocada em outras 99 gotas de agua, isso dezenas de vezes. A quantidade de diluições pode variar. Foi defendido por Hahnemann diluição por 30 vezes, de modo que isso significaria que é necessário administrar dois bilhões de doses por segundo a seis bilhões de pacientes por quatro bilhões de anos para oferecer uma única molécula do soluto original para algum paciente. 

Bom, tire suas próprias conclusões. Veja o que já escrevemos sobre placebo.

Mas leia também:

SHANG A., HUWILER-MÜNTENER, K., NARTEY, L et al. Are the effects of homoeopathy placebo effects? Comparative study of placebo-controlled trials of homoeopathy and allopathy. Lancet 2005; 366: 726-732