Operadores Lógicos Booleanos - “AND”, “OR” e “NOT”

  • 9 August 2005
  • aamato
Average: 5 (3 votes)

Você pode usar Operadores Booleanos para restringir sua pesquisa. Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO e devem sempre serem digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado.

O operador booleano AND funciona como a palavra "e", fornecendo a intercessão, ou seja, mostra apenas artigos que contenham todas as palavras chaves digitadas, restringindo a amplitude da pesquisa. Ex: Leishmaniasis AND Diagnosis.

O operador NOT inclui o primeiro termo e exclui o segundo termo da pesquisa. Ex: Leishmaniasis NOT Animal. Serão mostrados artigos que contenham o termo "Leishmaniasis" e que não contenham o termo "Animal".

O operador OR funciona como a palavra "ou", mostrando a união dos conjuntos, ou seja, a base de dados fornece a lista dos artigos que contenham pelo menos uma das palavras, ampliando o resultado da pesquisa. Ex: Leishmaniasis OR Toxoplasmosis.

Ao utilizar uma combinação destes operadores atente para o fato de que a interpretação do sistema é da esquerda para a direita. Por exemplo: Treatment OR Diagnosis AND Leishmaniasis. Assim, nesta ordem, serão mostrados textos sobre Leishmanioses, tanto na abordagem do tratamento ou diagnóstico, o resultado terá 5.861 artigos. Se for escrito: Leishmaniasis AND Treatment OR Diagnosis, o resultado será diferente, mostrando 4.239.775 artigos. Para evitar este problema utilize os termos entre parêntesis. Ex: Leishmaniasis AND (Treatment OR Diagnosis). Serão mostrados 5.861 artigos novamente.

OPERADORES DE TRUNCAGEM - * (Asterisco)

O * (asterisco) no final de uma palavra serve como substituto para qualquer letra. Por exemplo: neuro* localiza os termos neurological, neuron, neuroimmunology, etc...

OPERADORES DE PROXIMIDADE - aspas (“”) e NEAR

As aspas (“”) são utilizadas para limitar a busca apenas aos termos que estiverem adjacentes no texto. Ex.: “Neurological Disorders” mostrará apenas os resultados que contiverem essas duas palavras juntas sem nenhuma outra palavra entre elas.

O operador NEAR recupera os registros onde os termos possam estar separados por até duas palavras. Ex.: Neurological NEAR Disorders