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Google Health

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Banco de dados médicos do Google entrará no ar sem publicidade Publicidade
da Efe, em San Francisco

O Google Health, o novo serviço do Google que permitirá aos pacientes
arquivar seu histórico médico na internet, não será financiado com
publicidade, afirmou nesta sexta-feira o executivo-chefe da companhia,
Eric Schmidt.

A empresa mostrou hoje, na conferência da Sociedade de Sistemas e
Informação e Gestão dos Serviços de Saúde dos Estados Unidos, os
primeiros detalhes e o protótipo deste serviço, que gerou polêmica
devido a seus possíveis riscos para a privacidade dos pacientes.

O Google Health, que atualmente está sendo testado por um grupo de
1.370 voluntários do hospital norte-americano Cleveland Clinic,
permite a seus usuários ter acesso direto a seu histórico médico,
tramitar toda a informação sobre sua saúde e trocar opiniões com
especialistas.

Os pacientes poderão, por exemplo, arquivar radiografias tiradas em
diferentes centros médicos e ter acesso a elas a partir de qualquer
computador do mundo, o que poderia acelerar diagnósticos e tratamentos.

O sistema ainda não está disponível ao público. “O atual período de
testes é de dois meses e funcionou excepcionalmente bem em sua
primeira semana”, disse Schmidt.

Publicidade

O executivo-chefe do Google afirmou que a ferramenta não terá anúncios
publicitários da mesma forma que outros serviços do buscador como o
Google News. Segundo ele, apesar disso, a plataforma será lucrativa,
porque aumentará o fluxo de usuários para outras páginas do Google.

O Google Health será um sistema aberto a outras empresas ou
instituições que queiram oferecer serviços diretos para o consumidor,
como tabelas de medicamentos ou lembretes para vacinas.

“Nosso modelo se baseia em que o proprietário dos dados tem o controle
sobre quem pode vê-los”, disse Schmidt.

Fonte: Site da Folha de São Paulo em 29/02/2008 – 16h44

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